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O apóstolo Pedro ficou possesso por Satanás diante de Jesus?

Pedro em certa ocasião ficou possesso pelo diabo. O texto usado para tal afirmação foi Mateus 16.23: “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.”
Apesar de isoladamente esse texto dar a entender que Pedro estava com o “diabo no corpo”, uma avaliação mais acurada de todo o contexto se faz necessária antes de tirarmos conclusões.
O apóstolo Pedro ficou possesso por Satanás diante de Jesus?
(1) Antes dessa declaração de Jesus a Pedro, temos um acontecimento bem interessante marcado por uma pergunta de Jesus aos seus discípulos: “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt 16.13). Observamos que o apóstolo Pedro, sem pestanejar, responde a Jesus: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16). A citação de Pedro foi creditada por Jesus a revelação do próprio Deus a Pedro (Mt 16.17). Além disso, Jesus creditou a Pedro a liderança de Sua igreja triunfante (Mt 16.18) e a autoridade de seu ministério futuro (Mt 16.19).
(2) A partir dai o texto mostra que Jesus começa a falar a respeito da necessidade de seu martírio, da sua morte trágica e ressurreição (Mt 16.21). Mas os fatos que se seguem mostram que os discípulos ainda não tinham compreendido bem essa questão a respeito do Messias sofredor.
(3) Nesse contexto Pedro chama Jesus para uma conversa a sós e começa a reprovar Suas palavras: “E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.” (Mt 16.22). Então, Jesus, imediatamente repreende a fala de Pedro dizendo “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.”. A intenção de Pedro era, de alguma forma, convencer Jesus a não sofrer conforme estava dizendo.
PORQUE AFIRMO QUE PEDRO NÃO ESTAVA POSSESSO POR SATANÁS:
(1) Não há no texto evidências de possessão demoníaca. Se compararmos essa ocasião dada com Pedro, com algumas das libertações que Jesus fez de pessoas endemoninhadas, veremos muitas diferenças. Todas as possessões demoníacas tratadas por Jesus foram indicadas e identificadas claramente pelos evangelistas como possessões. Veja esses exemplos do próprio evangelista Mateus: Mt 12. 22-32, Mt 9.32-34, Mt 8.28-33. Na ocasião vivida por Pedro e Jesus não há essa indicação no texto de que aquilo foi uma possessão.
(2) O texto parece indicar a astúcia de Satanás em influenciar Pedro a sugerir a Jesus que pudesse haver um caminho mais fácil para Sua missão. Satanás escolheu uma pessoa de confiança de Jesus para tentá-lo de forma astuta. Daí Pedro sugerir a Jesus que poupasse a Si mesmo de tamanho sofrimento. Talvez, aos olhos humanos, parecesse uma boa sugestão a de Pedro, já que ele sabia que Jesus era o Messias e, quem sabe, pudesse haver um caminho mais fácil e menos doloroso para Sua missão. Satanás agiu da mesma forma usando pessoas para sugerir a Jesus que descesse da cruz quando da Sua crucificação (Mt 27.42)
Pedro, porém, erra ao não considerar o que foi profetizado sobre o Messias nas Escrituras Sagradas, principalmente em Isaías 53. Assim, ele foi tentado pelo maligno e não possuído por Ele. Coisa semelhante acontece quando a carnalidade toma conta de nosso coração, mesmo sendo nós cristãos verdadeiros. Podemos errar feio. Os discípulos erraram muitas vezes por falta de discernimento espiritual e atuação da fraqueza da carne. Isso pode acontecer em nosso processo de santificação e não indica possessão demoníaca.
(3) Quando Jesus diz “arreda, Satanás” parece estar entendendo claramente a continuidade da tentação iniciada pelo diabo no deserto em Mt 4.10. A expressão grega usada nas duas ocasiões é a mesma. A continuidade das tentações do diabo era esperada, conforme está em Lucas 4.13: “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.” O diabo acha esse momento oportuno e investe contra o Cristo através da sugestão absurda de Pedro. Quando Jesus repreende o diabo, repreende quem está por detrás disso tudo. Satanás em grego significa adversário.
(4) E por fima Bíblia apresenta em diversos textos evidências de que não pode haver possessão de crentes verdadeiros.
Considerando ainda a revelação dada por Deus a Pedro e todas as ocasiões narradas a seu respeito antes desse fato, entendemos que Pedro já era um servo de Deus verdadeiro na época desse acontecimento, assim, não poderia ser possuído pelo diabo, mas podia ser tentado e sugestionado, o que, de fato, foi o que aconteceu.
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